O PROATI é uma das novidades da Secretaria de Educação Estadual de São Paulo para o ano de 2025. A Resolução Seduc 30, de 07 de Fevereiro de 2025 apresentou esse projeto que visa incentivar o desenvolvimento, a utilização de tecnologias educacionais e capacitar os alunos do ensino médio da Rede Pública Estadual para o mercado de trabalho.
Principais Conclusões
- É necessário ter pessoas com habilidades em tecnologia nas escolas.
- Os professores podem usar tecnologia para melhorar o aprendizado.
- Diretores também precisam entender sobre tecnologia.
- A tecnologia ajuda a criar aulas mais interessantes.
- Treinamentos em tecnologia são essenciais para todos na escola.
Minha visão de AOE sobre as tecnologias nas escolas
Sou Agente de organização Escolar ( AOE) e também já fui Gerente de Organização Escolar (GOE) e trabalho em escolas públicas de São Paulo, ao longo da minha carreira notei uma evolução tecnológica nas escolas públicas estaduais, principalmente logo depois da pandemia, pois esse evento catastrófico obrigo as escolas a utilizar a tecnologia, principalmente para oferecer aos alunos as aulas de forma online. Percebi também a dificuldade de muitos professores e servidores a se adaptar as novas tecnologias.
Eu mesmo devido a minha formação em Tecnologia da Informação por diversas vezes ajudei professores e Diretores a usar a tecnologia em favor a aprendizagem e ao ensino.

Objetivos do PROATI nas escolas
São objetivos do Projeto:
I – Promover e facilitar o uso de equipamentos tecnológicos, plataformas de aprendizagem virtuais, sistemas e aplicativos nas unidades escolares;
II – Organizar e preparar ambientes de tecnologia para uso nas atividades escolares;
III – Identificar as necessidades de manutenção de equipamentos na unidade escolar;
IV – Orientar todos os estudantes e profissionais da unidade escolar quanto ao uso e manuseio de equipamentos tecnológicos disponíveis.
V – Informar, identificar e acompanhar equipamentos eletrônicos quando forem direcionados aos Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia (NIT) das Diretorias de Ensino ou para as respectivas assistências técnicas especializada, para avaliação e/ou manutenção.
Os Agentes de Organização Escolar poderão participar do PROATI?
Uma novidade para o ano de 2025 é que a resolução permite a participação dos Agentes de organização Escolar (AOE) no PROATI, desde que atendam aos seguintes requisitos:
- Demonstrar conhecimento básico de informática e aptidão para incentivar o uso consciente de tecnologias;
- Ser aprovado em processo de seleção de acordo com as disposições de edital específico.
- A Diretoria de Ensino deverá realizar o processo de seleção dos Agentes de Organização Escolar interessados em participar do projeto, que deverá ser composto por prova e entrevista.
- A entrevista deve ser acompanhada pelo Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia (NIT) e pelo Núcleo Pedagógico.
Participação dos Estagiários de curso Superior no PROATI
Poderão participar do PROATI estagiários de ensino superior cujo curso seja voltado para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Os Estagiários de Tecnologia terão as seguintes atribuições no projeto:
1 – Auxiliar no uso de equipamentos tecnológicos, plataformas de aprendizagem virtuais, sistemas e aplicativos, orientando alunos e servidores quanto ao seu funcionamento;
2 – Apoiar a gestão escolar no acompanhamento e controle de acesso dos usuários a
sistemas institucionais, bem como auxiliar na solução de problemas técnicos simples, em especial Aqueles relacionados a senhas e perfis de acesso;
3 – Colaborar na organização de espaços destinados ao uso de tecnologia, garantindo o adequado funcionamento e a conservação dos equipamentos disponíveis na unidade escolar;
4 – Apoiar a equipe gestora e os docentes na implementação de iniciativas voltadas à Inovação tecnológica no ambiente escolar, incentivando o uso qualificado das ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem.
Participação dos Estagiários de Ensino Médio
Poderão participar do PROATI os Estagiários de Ensino Médio, que atendam aos seguintes requisitos:
I – estar regularmente matriculado(a) na Rede Estadual de Ensino de São Paulo no ano letivo correspondente à vigência da bolsa na unidade escolar em que irá atuar;
II – ter idade mínima de 16 (dezesseis) anos completo na data inscrição do edital;
III – ter frequência igual ou superior a 90% (noventa por cento) durante o ano letivo;;
IV – ter realizado o SARESP;
V – ser autorizado por representante ou assistente legal, caso seja menor de 18 (dezoito) anos;
VI – ter disponibilidade para cumprir a carga horária de monitoria estabelecida;
VII – estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino e maior de 18 (dezoito) anos;
VIII – ter obtido média final igual ou superior a 7,0 (sete) em todos os componentes(s) básico(s) curricular(es) da Base Nacional Comum Curricular, no ano anterior à seleção;
IX – Conhecimento básico de informática e aptidão para incentivar o uso consciente de tecnologias;
Participação dos Professores no PROATI
A unidade escolar poderá contar com Professor para atuar no Projeto de Apoio e Suporte à Tecnologia, desde que tenha o perfil profissional e aptidão para incentivar o uso consciente de tecnologia, devendo ser selecionado mediante processo de seleção pela Diretoria de Ensino, com a colaboração do Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia – NIT e Núcleo Pedagógico.
Após o processo de seleção, os docentes serão considerados elegíveis se aprovados no referido processo e classificados de acordo com a pontuação de atribuição de classes e aulas 2025, em nível de Diretoria de Ensino.
A infraestrutura de TI nas escolas públicas
Uma boa infraestrutura de TI é fundamental para que a tecnologia funcione de maneira eficaz nas escolas. Isso inclui:
- Conexão de internet rápida e estável.
- Equipamentos adequados , como computadores, notebook e tablets
- Suporte técnico para resolver problemas rapidamente.
Sem uma infraestrutura adequada, mesmo as melhores intenções podem falhar. A Secretaria Estadual da educação precisa ofertar condições boas, principalmente de equipamentos para que o PROATI possa dar melhores resultados e prosperar.
Exemplos de melhorias na infraestrutura de TI em 2025
Melhoria | Descrição |
Internet de Alta Velocidade | Conexões rápidas em todas as salas de aula. |
Novos Computadores | Substituição de equipamentos antigos por modelos mais modernos. |
Laboratórios de Informática | Criação de espaços dedicados ao aprendizado de tecnologia. |
O que esperar da inovação educacional em São Paulo
A inovação educacional está em constante evolução e, em 2025, podemos esperar ainda mais mudanças. As escolas serão cada vez mais adaptadas às novas tecnologias e métodos de ensino.
Com o PROATI , a expectativa é que as escolas se tornem centros de inovação , onde professores e alunos possam explorar novas formas de aprendizagem.
Tendências de inovação educacional para o futuro
Aqui estão algumas tendências que podemos esperar:
Tendência | Descrição |
Aprendizado Personalizado | Aulas adaptadas às necessidades de cada aluno. |
Uso de Inteligência Artificial | Ferramentas que ajudam a identificar as dificuldades dos alunos. |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem | Aulas realizadas em plataformas online com recursos interativos. |
Essas inovações têm o potencial de transformar a educação, tornando-a mais acessível e eficaz.
Conclusão
Em resumo, o PROATI é um projeto que não apenas transforma a educação nas escolas públicas de São Paulo, mas também abre portas para um futuro mais brilhante e inclusivo . Através da tecnologia , da ajuda os professores e da melhoria da infraestrutura , todos nos envolvidos na educação se beneficiam. Todos que estamos dentro de uma escola pública sabemos a importância de estar atentos as novas tecnologias, pois elas podem beneficiar e facilitar o trabalho de todos da comunidade escolar e principalmente facilitar o aprendizado dos alunos.
Perguntas frequentes
O Agente de Organização Escolar vai ganhar um acréscimo no salário para participar do PROATI?
Não haverá acréscimo remuneratório aos vencimentos do Agente de Organização Escolar que atuar no Projeto.
O Professor Categoria “O” poderá participar do Projeto PROATI?
Sim, o docente contratado deverá ter no mínimo uma aula regular atribuída para atuação no projeto.
O Estagiário de Ensino Médio receberá bolsa-auxílio mensal?
Sim, no valor de R$475,05 (quatrocentos e setenta e cinco reais e cinco centavos), em contrapartida às atividades desempenhadas no âmbito do Projeto, sendo procedidos os devidos descontos proporcionais no caso de faltas não justificadas ou descumprimento de carga horária.
Autor: Mateus Rodrigues Felix Agente de Organização Escolar