o Bônus para todos nós servidores da educação é muito esperado e aguardado. Trabalhando como Agente de Organização Escolar sei a importância de receber a bonificação e quanto ele pode ajudar principalmente profissionais da educação que não tem o devido reconhecimento que merecem. Segundo site da Secretaria da Educação de São Paulo o governo de São Paulo agendou para 25 de abril de 2025 o pagamento, em parcela única, do bônus a servidores da rede estadual de ensino.

Como é realizado o cálculo para receber o Bônus
A partir deste ano, o cálculo é feito com base nas notas dos estudantes de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp do Ensino Fundamental e Médio e nas metas por escola. São computadas a evolução na aprendizagem, a frequência do aluno e a participação dos estudantes no Saresp e Provão Paulista Seriado.
As metas por unidade de ensino servem de baliza para estipular o valor a ser pago a docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e de disciplinas que não estão no Saresp e Provão Paulista Seriado (tais como Educação Física, eletivas e itinerários do Ensino Médio), além de gestores e profissionais do quadro de apoio e projetos.
Já para professores regentes de disciplinas avaliadas, a apuração dos resultados é proporcional à carga horária. Para aqueles que atribuem em mais de uma escola ou, ao mesmo tempo, em disciplinas avaliadas e não-avaliadas (tais como matemática e educação financeira), a composição do benefício é a ponderação entre a meta escola e a meta disciplina.
Critérios de Apuração
A estrutura de metas é composta por quatro níveis:
- Órgão Central
- Diretorias de Ensino
- Escolas
- Disciplina-Série
Para cada nível, foram definidos dois patamares de desempenho:
- Meta Ouro
- Meta Diamante
A apuração considerou os seguintes critérios principais:
a) Cumprimento das Metas (IC)
O resultado é avaliado em relação à meta Ouro e, se superada, em relação à meta Diamante.
b) Gatilhos de Condicionamento
Independentemente do cumprimento da meta, o pagamento da bonificação está condicionado ao cumprimento de dois gatilhos:
- Índice de Frequência dos Alunos (IFA)
- Taxa de Participação na Avaliação (TPS/P)
O não atendimento a qualquer um dos gatilhos inviabiliza o pagamento, mesmo em caso de desempenho dentro da meta.
c) Indicadores de Qualidade (IQ)
Em situações nas quais a meta estipulada não é atingida, mas o desempenho atinge os seguintes limiares, também é considerado para fins de bonificação:
- ·IQ ≥ 6,5: considerado como desempenho Ouro
- ·IQ ≥ 7,0: considerado como desempenho Diamante
Nesses casos, prevalece o melhor resultado entre o cumprimento da meta e o índice de qualidade.
Se a Escola evoluiu mas não atingiu a meta ela pode receber o Bônus?
Segundo a RESOLUÇÃO SEDUC Nº 66 , DE 11 ABRIL DE 2025, Também é considerado o fator de evolução no desempenho entre 2023 e 2024. Quando não há alcance de meta nem dos indicadores de qualidade, mas é verificada evolução no índice de acertos, a unidade pode ser considerada apta à bonificação proporcional em relação a meta Ouro, conforme fórmula definida na Deliberação da Comissão Intersecretarial da Bonificação por Resultados – BR n° 3, de 31 de março de 2025 (art. 11, §1º).
Qual diferença da meta Ouro e meta Diamante para receber a Bônificação?
O bônus diamante será pago para quem alcançou 100% das metas; quem chegou a 50%, receberá o bônus ouro.
Atingir a meta ouro significa que o servidor receberá aproximadamente 1 salário, atingindo a meta diamante o servidor receberá aproximadamente 2 salários
Qual Servidor pode receber Bônus da Educação?
Poderão receber o Bônus os servidores que estiverem frequente pelo menos dois terços do período de avaliação que corresponde a um ano, no caso o ano de 2024.
Para Docentes que ministrem disciplinas avaliadas pelo SARESP/ Provão Paulista, o valor apurado será ponderado com base na carga horária de cada disciplina e na carga horaria total deste docente.
Servidores contratados tem direito ao bônus no Estado de São Paulo?
Sim, servidores temporários ou contratados tem direito a bonificação desde que cumpram os requisitos da Lei Complementar 1.361 de 21/10/2021, entre elas estar frequente a pelo menos dois terços do período de avaliação correspondente a um ano, neste caso o exercício de 2024
Como fica a bonificação do professor atuar em mais de uma escola?
Se o Professor atuar em mais de uma escola a remuneração será com base no resultado de cada escola em que atuar na proporção da carga horária e o tempo que atuar em cada escola. Se o professor possuir dois cargos no estado, o atingimento de metas bem como o cálculo do valor do bônus será realizado de forma independente para cada cargo.
Conclusão
O bônus para os servidores da educação do Estado de São Paulo representa uma política de valorização baseada no desempenho das escolas e na assiduidade dos profissionais. Embora tenha como objetivo incentivar a melhoria da qualidade do ensino, o modelo ainda gera debates sobre sua efetividade e justiça, principalmente em relação às condições desiguais enfrentadas por diferentes escolas. Para que essa política alcance bons resultados, é necessário um diálogo transparente com a comunidade educacional. Somente assim será possível construir uma educação pública mais equitativa, motivadora e de qualidade para todos.
Acompanhe mais notícias sobre a Educação do Estado de São Paulo em nosso Site na pagina de novidades