Conheça as principais Coordenadorias da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo SEDUC-SP
CGRH – Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos
O principal objetivo da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos-CGRH é a melhoria constante nos procedimentos operacionais e de gestão de recursos humanos da Secretaria.
Para atingir este fim, as atividades básicas são: a promoção e articulação entre as unidades da Coordenadoria e destas com as demais unidades da Secretaria; a elaboração de relatórios que consolidem informações para subsidiar decisões da Administração Superior, nos assuntos relacionados aos recursos humanos; a análise do impacto da implantação de planos e programas nos quadros de pessoal da Secretaria, articulando, com as áreas envolvidas e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE), a adoção de medidas para os ajustes necessários.
Atribuições básicas: planejar, gerenciar, coordenar, controlar e executar atividades inerentes à administração de recursos humanos.
Organograma da CGRH – Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos

COFI – Coordenadoria de Orçamento e Finanças
Agrupa toda a administração financeira e orçamentária da Secretaria da Educação.
Entre suas atribuições estão o planejamento, gerenciamento, controle e, quando necessário, a execução de atividades inerentes à administração de orçamento e finanças. A Coordenadoria é responsável por preparar expedientes a serem encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado e acompanhar a aprovação das despesas efetuadas.
Um dos grandes objetivos da COFI é desenvolver estudos e promover a implantação de sistemas de apuração de custos, visando o acompanhamento e otimização da aplicação de recursos da Secretaria. Para isso, a equipe trabalha diariamente na elaboração de relatórios que consolidam informações relativas à administração financeira e orçamentária, para subsidiar decisões da Administração Superior; atender solicitações de órgãos de Governo, em especial os de controle interno e externo. Também faz parte de suas atividades acompanhar auditorias dos órgãos de controle interno e externo, assim como orientar, acompanhar e avaliar a execução orçamentária, inclusive remanejamentos internos, créditos suplementares, antecipação e contingenciamentos.
Organograma da COFI – Coordenadoria de Orçamento e Finanças

CISE – Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares
A Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares – CISE tem como eixo de atuação gerir a infraestrutura e suprimentos da rede de ensino de modo a garantir o funcionamento e desenvolvimento de atividades pedagógicas, além de prover alimentação, transporte escolar e serviços de assistência aos alunos. Tem como atribuições principais: implementar o plano de obras da Secretaria e os programas de manutenção da rede escolar; acompanhar a execução dos convênios de obras, serviços e fornecimentos escolares; desenvolver e operacionalizar programas de atendimento aos alunos, como alimentação escolar, transporte, fornecimento de profissional de apoio escolar – Vida Diária e fornecimento de material escolar em articulação com as demais áreas da Secretaria e do Governo do Estado.
Organograma da CISE – Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares

CITEM – Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula
Gerenciar informações e prover estruturas de tecnologia a serviço da educação paulista são duas das principais atribuições da Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula (CITEM).
A área é responsável pela coordenação e operacionalização do Sistema de Cadastro de Alunos e Escolas (que, entre outros aspectos, contempla o processo de gestão de matrículas na Rede Estadual de Ensino) assim como pelo processamento de indicadores e dados relacionados ao escopo de atuação da Secretaria da Educação.
No âmbito da tecnologia, o órgão é responsável por estruturar e gerenciar investimentos, modernizações e diretrizes relacionadas aos sistemas informatizados e plataformas digitais da Pasta que envolvem, entre outros aspectos, a gestão e o monitoramento de indicadores de aprendizagem, informações sobre a rotina escolar (ex: Secretaria Escolar Digital) e dados de gestão, de pessoal, e financeiros. O gerenciamento dos serviços de atendimento de infraestrutura de TI nas escolas, Diretorias de Ensino e Órgão Central (ex: internet, computadores e impressoras) também figuram entre as principais tarefas nessa área.
Organograma da CITEM – Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidências e Matrícula

COPED – Coordenadoria Pedagógica
É o centro pedagógico da Secretaria da Educação e tem como objetivo o desenvolvimento e aprendizado do aluno da rede estadual.
A Coordenadoria Pedagógica (COPED) tem como atribuições elaborar, atualizar e normatizar o currículo da Educação Básica, além de propor diretrizes pedagógicas e definir materiais e recursos educacionais, inclusive para uso e implementação de tecnologias no Ensino Fundamental e Médio.
Organograma da COPED – Coordenadoria Pedagógica

EFAPE – Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação
A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE) nasceu com o propósito de apoiar todos os servidores da SEDUC-SP em seu desenvolvimento profissional integral e, dessa forma, impactar a aprendizagem dos mais de 3,5 milhões de alunos da rede pública paulista.
Iniciativa pioneira no país, a EFAPE foi criada em 2009, como parte do Programa “Mais Qualidade na Escola”, com o objetivo de garantir a qualificação de profissionais para o exercício do magistério e da gestão do Ensino Básico, desenvolvendo estudos, planejamento, avaliação e gerenciamento da execução dos programas de formação, aperfeiçoamento e educação continuada.
Organograma da EFAPE – Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação
