Vai acontecer em 2026 um Rebalanceamento no módulo de AOEs ( Agentes de Organização Escolar) , Diretores e Vices nas escolas estaduais de São Paulo. Segundo consta no site da SEDUC-SP ( Secretaria Estadual de Educação de São Paulo) em um novo arranjo, as unidades menores (até 200 alunos) continuam com uma estrutura básica — diretor, coordenador pedagógico (CGP), gerente de organização escolar (GOE) e agente de organização escolar (AOE).
Para escolas com 201 a 500 alunos, há o acréscimo de um vice-diretor e de um a três agentes AOE.
E, para quem está na faixa de 501 matrículas em diante, a equipe de gestão cresce de forma progressiva.

O grande destaque: escolas com mais de 1.500 alunos
Se a sua escola ultrapassa 1.500 estudantes, respira fundo: a equipe gestora poderá triplicar em relação ao tamanho atual.
E não é exagero — quem trabalha em unidades grandes sabe que o diretor mal levanta da cadeira. É reunião, família, situação de conflito, planejamento, registro, coordenação de equipe gigantesca… tudo isso com uma estrutura que, até agora, não acompanhava a realidade.
Com esse reforço, a escola deixa de trabalhar “no improviso” e passa a ter uma gestão com mais condições de planejar, acompanhar e resolver problemas.
Justificativa da SEDUC-SP para o rebalanceamento no módulo da escolas
As justificativas apresentadas pela Seduc-SP deixam claro que a alteração vem para atender a uma demanda real: muitas escolas com grande número de estudantes têm enfrentado uma sobrecarga administrativa, em função de turmas numerosas e um corpo docente extenso.
Com uma equipe maior e proporcional ao tamanho da escola, a gestão ganha em agilidade, planejamento mais eficaz e, sobretudo, permite um acompanhamento mais detalhado da vida escolar — algo vital para a melhora dos indicadores de aprendizagem.
“O pacote de ajustes é uma resposta da Secretaria a uma demanda das próprias escolas e unidades regionais de ensino que apontam complexidade na gestão em unidades com muitos estudantes e um corpo docente extenso. Identificamos que o melhor caminho é o de rebalancear a distribuição dos gestores escolares e apoio administrativo de uma forma mais equitativa e, assim, garantir uma equipe pedagógica proporcional ao tamanho e necessidades das escolas”, explica Renato Feder, secretário da Educação de São Paulo
Outra mudança importante: novo formato para coordenação por área
Hoje, nas escolas da rede, a função de “coordenador de gestão pedagógica por área de conhecimento” (CGPAC) está reservada a docentes efetivos e supervisiona a organização por disciplina conforme o número de turmas.
A partir de 2026, essa função será substituída pelo cargo de “professor articulador por área de conhecimento” (PAAC). A carga horária será definida de acordo com o número de professores da área — podendo chegar a seis articuladores em escolas grandes — e a vaga estará aberta a qualquer professor com carga horária atribuída
O recado para nós, profissionais da educação
- Se você atua em uma escola de grande porte, prepare-se: a estrutura de gestão poderá se expandir bastante a partir de 2026. Isso significa mais suporte, mais divisão de tarefas e — idealmente — melhor qualidade de atendimento à comunidade escolar.
- A transição de CGPAC para PAAC pode abrir espaço para muitos professores se envolverem diretamente na articulação pedagógica, o que exige transparência interna e participação da equipe no processo de escolha dos articuladores.
- Algumas escolas podem perder servidores, principalmente os Agentes de Organização Escolar, tão importantes e fundamentais para as escolas
- Vale acompanhar de perto os regulamentos que serão publicados, para saber exatamente como as regras vão se aplicar em cada escola.
Do ponto de vista de quem convive diariamente com os desafios de uma escola : essa mudança foi parece ser feita sem dialogo com os profissionais que estão na escola, a rede todo fica preocupada com o rebalanceamento no módulo, principalmente as escolas que podem perder funcionários.
Conclusão
Todos nos Profissionais da educação sejam eles AOEs, Diretores, Professores, precisamos acompanhar atentos a essa nova resolução que pretende Rebalanceamento no módulo das Unidades escolares. Isso impacta diretamente a vida de todos e da comunidade escolar em geral.
Fonte: Site da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo
