A Avaliação dos Professores do Estado de São Paulo, vai acontecer para toda rede conforme a Res SEDUC 83 de 19/05/2025, Diretores e trio gestores das unidades também serão avaliados; processo que começa este ano de 2025 nas escolas de ensino parcial já faz parte das unidades integrais.
A partir de 26 de maio, as equipes pedagógicas das escolas, incluindo professor efetivo e não-efetivo e o trio gestor (diretor, vice-diretor e coordenador de gestão pedagógica), terão o desempenho avaliado entre si e por estudantes. O processo, que já faz parte do Programa Ensino Integral (PEI), será agora ampliado a todas unidades de tempo parcial.
Principais Pontos
- Avaliação ajuda a identificar pontos fortes e fracos dos professores.
- O feedback dos alunos pode melhorar a qualidade do ensino.
- Os diretores têm um papel importante na aplicação das avaliações.
- É importante garantir que as avaliações sejam justas e transparentes.
Desafios da Avaliação dos Professores do Estado de São Paulo
Resistência dos Educadores
Por outro lado, a avaliação dos professores também enfrenta desafios. Um dos maiores é a resistência dos educadores . Muitos professores podem se sentir inseguros ou até ameaçados por esse processo. É compreensível; a avaliação pode parecer uma crítica ao invés de uma oportunidade de crescimento. Portanto, é vital que essa abordagem seja feita de forma construtiva e respeitosa.
Critérios de Avaliação Ambíguos
Outro desafio que surge é a ambiguidade nos critérios de avaliação . Se os critérios não são claros, fica difícil para você, como professor, entender o que se espera de você. Isso pode levar a frustrações e desmotivação. É fundamental que as políticas educacionais sejam claras e que todos os envolvidos compreendam os períodos de avaliação.
Como será Avaliação dos Professores do Estado de São Paulo?
A avaliação será aplicada em dois momentos durante o ano letivo. A “avaliação de desempenho diagnóstica”, aplicada no 1º semestre, é de caráter formativo e visa identificar os pontos positivos e o que pode ser aprimorado. Nesse primeiro momento, nenhum profissional receberá uma nota final ou qualquer penalidade. Para o 2º semestre, está prevista a “avaliação de desempenho final” com finalidade somativa e como instrumento adequado para subsidiar a decisão quanto à permanência do profissional no posto, aulas e/ou classes.
Res SEDUC 83 de 19/05/2025
Publicada hoje dia 20 de Maio de 2025 essa Resolução apresenta pontos que todos precisam ficar atentos
Alguns Pontos Importantes:
- As ausências e as licenças, de qualquer natureza, dos integrantes do QM a que se refere este artigo não impedirão a aplicação das avaliações.
- Os docentes readaptados também serão avaliados, desde que estejam atuando em Programas e Projetos da Pasta, ou estejam em uma das funções da equipe gestora das unidades escolares.
- Serão considerados avaliadores nas unidades escolares, nos termos desta Resolução: I –os alunos matriculados; II– os professores em exercício; III –os integrantes do QM que fazem parte da equipe gestora das unidades escolares.
- O processo de avaliação, regido por esta Resolução, não contempla auto avaliação.
Questionários Avaliativos
Para fins de elaboração dos questionários avaliativos, serão consideradas as seguintes dimensões relacionadas às competências profissionais esperadas:
1 -Domínio do Conhecimento e Conteúdo: capacidade de dominar e contextualizar o conhecimento e conteúdo;
2 -Metodologia Dinâmica e Inovadora: uso de métodos pedagógicos dinâmicos e inovadores;
3 -Gestão de Sala de Aula: habilidade de gerenciar a sala de aula de forma eficaz;
4 -Liderança: capacidade de liderar e influenciar positivamente;
5 -Comunicação Clara e Objetiva: habilidade de se comunicar de forma clara e objetiva;
6 -Clima Organizacional Positivo: contribuição para um ambiente de trabalho positivo;
7 -Compromisso com a Aprendizagem: dedicação ao processo de aprendizagem;
8 -Qualidade das Aulas: nível de qualidade das aulas ministradas;
9 -Apoio ao Desenvolvimento: suporte ao desenvolvimento dos alunos;
10 -Engajamento e Disponibilidade: nível de engajamento e disponibilidade para os alunos e colegas;
11 -Planejamento: capacidade de planejar e organizar as atividades.
Escolas de Tempo Integral

Escolas de Tempo Parcial

Conclusão
Em resumo, a Avaliação dos Professores do Estado de São Paulo é uma faca de duas gomas. Por um lado, ela pode trazer vantagens como a melhoria no desempenho docente e um feedback valioso dos alunos. Por outro lado, não podemos ignorar os desafios que surgem, como a falta de clareza nos critérios de avaliação .
O caminho para um sistema de avaliação eficaz passa por um diálogo aberto e transparente entre todos os envolvidos. Diretores, professores e alunos precisam estar na mesma página para que essa prática se torne uma ferramenta de crescimento e não uma fonte de estresse.
Se você ficou curioso sobre mais aspectos desse tema ou quer se aprofundar em outras questões relacionadas à educação no estado de São Paulo, não deixe de explorar mais artigos em NOSSO SITE. A sua jornada de aprendizagem está apenas começando!