Os Policiais Militares da Reserva podem atuar nas escolas cívico militares do estado de São Paulo e ganhar mais de 300 reais por dia. A jornada de trabalho dos monitores do Programa Escola Cívico-Militar é de até 40 horas semanais, distribuídas conforme as necessidades da unidade escolar e do programa. O valor de cada diária corresponde a R$ 301,70 (trezentos e um reais e setenta centavos)

Quais Escolas de São Paulo Serão Cívico Militares
Nesse Artigo em nosso Site: Escolas que serão Cívico militares no estado de São Paulo. Vocês pode saber quais escolas se tornarão cívico militares. Os militares da reserva atuarão nessas escolas que devem receber entre dois e três monitores, de acordo com o número de alunos matriculados, segundo informações da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo – SEDUC-SP.
Os militares serão avaliados nas escolas de São Paulo?
Todos os militares do Programa Escola Cívico-Militar serão avaliados constantemente, por diretores e alunos, e submetidos ao processo semestral de avaliação de desempenho para verificar adaptação e permanência no modelo.
Os monitores e monitores-chefes devem participar ainda de um curso de capacitação, com carga horária mínima de 40 horas, ministrado pela Seduc-SP em parceria com a SSP, focado em temas relacionados ao regimento interno, à psicologia escolar, ao ambiente escolar e desafios contemporâneos, à cultura de paz e segurança escolar.
Qual a forma que os militares serão contratados nas escolas de São Paulo
Os policiais militares da reserva do Estado de São Paulo participantes do Programa serão selecionados por meio de processo seletivo e atuarão como prestadores de tarefa por tempo determinado, por prazo não superior a 5 (cinco) anos. segundo a Lei Complementar no 1.398, de 28 de maio de 2024.
O Policial militar trabalhará armado nas escolas de São Paulo ?
Conforme o EDITAL SEDUC N° 2/2025, DE 17 DE JUNHO DE 2025, na realização das atividades decorrentes da prestação de tarefa por tempo determinado como monitores do Programa Escola Cívico-Militar, o militar da reserva do Estado utilizará traje civil compatível com a atividade exercida, desarmado, com a camisa do programa e portará, ostensivamente, crachá de identificação fornecido pela SEDUC.
Requisitos para os Militares participarem do Processo de Contratação
- ser militar inativo da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
- ser voluntário;
- estar quite com a Justiça Eleitoral;
- possuir declaração com informação sobre o comportamento e processos
- criminais ou administrativos, nos termos previsto no inciso III do artigo 6o da Lei
- Complementar no 1.398, de 28 de maio de 2024;
- possuir aptidão física e mental para o exercício das atividades de monitor;
- não ser candidato a cargo público eletivo. Por motivo semelhante, fica impedido de se candidatar a cargo eletivo por um período de 24 meses após o término da função;
- possuir aptidão para o desempenho da atividade, relacionada à formação e ao histórico profissional,
- atender às demais prescrições e procedimentos estabelecidos no edital do processo seletivo.
A apresentação de todos os documentos comprobatórios dos requisitos de inscrição exigidos no item anterior será realizada por ocasião da efetivação da contratação, devendo entregar também cópia dos seguintes documentos:
1. cópia da identidade funcional;
2. certidão de quitação eleitoral;
3. atestado de saúde ocupacional;
Curso de capacitação para militares trabalharem em escolas estaduais de São Paulo
Os militares do Estado da reserva selecionados para prestação de tarefa por tempo determinado deverão participar de um curso de capacitação, com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, ministrado pela SEDUC em parceria com a SSP, regulamentado por Portaria da A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), em conjunto com a Coordenadoria Pedagógica.
O curso de capacitação abordará temas relacionados aos Aspectos Legais, ao Regimento Interno, à Psicologia Escolar, ao Ambiente Escolar e desafios Contemporâneos, à Cultura de Paz e Segurança Escolar.
Vencimentos para Militares trabalharem em escolas de São Paulo
Conforme disposto na Lei Complementar no 1.398, de 28 de maio de 2024, o militar do Estado da reserva selecionado para prestar tarefa por tempo determinado como monitor no Programa Escola Cívico-Militar faz jus ao recebimento de valor correspondente a 2,5 (duas vírgula cinco) Unidades Básicas de Valor – UBV, instituídas pelo artigo 33 da Lei Complementar n° 1.080, de 17 de dezembro de 2008, para cada jornada diária de 8 (oito) horas, limitado a jornada semanal de 40 (quarenta) horas de trabalho.
O valor de cada diária corresponde a R$ 301,70 (trezentos e um reais e setenta centavos), devendo ser pago a metade do valor no caso do militar cumprir menos de 8 horas diárias.
O valor poderá ser majorado em 10% (dez por cento) para policiais militares Monitores Chefes, de acordo com a respectiva patente;